Dia a dia de consultório é assim! Não existe o glamour que a rede social aparenta! Existe troca, prática, estudo e parceria entre gine e paciente! Quem me procura, precisa de algo e me escolheu como prestadora de serviço! E eu amo cuidar delas! Qt mais “problemas”, mais satisfatório é tentar resolver.
Uma das causas de insucesso de um tratamento é a má compreensão do que está acontecendo no ambiente vaginal! Se tem 2 infecções acontecendo, as 2 precisam ser tratadas. Cada uma com suas particularidades.
🧪 Por que fazemos o teste das aminas? Não é “cheirar corrimento”, é um exame clínico sério que ajuda a identificar um desequilíbrio na flora vaginal chamado vaginose bacteriana. Com uma gota de KOH, observamos se há liberação de odor específico — isso indica a presença de bactérias que precisam ser tratadas. Simples, rápido, indolor e extremamente útil no consultório.
Não é só a mama que merece autoavaliação. A autoavaliação da 🌸 é um ato de autocuidado e prevenção! 👉 Conhecer o seu corpo ajuda a identificar alterações como: ✔️ Feridas ✔️ Mudança de cor ✔️ Nódulos ou caroços ✔️ Coceira persistente ✔️ Lesões que não cicatrizam 🌸 Quanto mais você se conhece, mais rápido percebe quando algo não está normal. ✨ Não é vergonha, é saúde íntima!
E sabe a dose da lisina para ajudar a prevenir a recorrência? 500 a 1000 mg por dia. Se estiver em surto (crise), 1000 a 3000 mg por dia, de 5 a 10 dias. E claro, associado a todo o restante do tratamento.
O Ministério da Saúde deve publicar, nos próximos dias, a portaria que oficializa a incorporação do contraceptivo no SUS. A partir da publicação, as áreas técnicas da pasta terão 180 dias para efetivar a oferta, o que envolve etapas como atualização das diretrizes clínicas, aquisição e distribuição do insumo, capacitação e habilitação de profissionais, entre outras ações. A inserção e a retirada do implante subdérmico devem ser realizadas por médicas(os) e enfermeiras(os) qualificadas(os). Por isso, a ampliação da oferta será acompanhada de estratégias de formação teórica e prática desses profissionais.
DIAGNÓSTICO: VAGINITE MISTA Candidíase e Vaginose bacteriana. CONDUTA - sequencial: - quebra de biofilme com ácido bórico em conjunto com antibiótico e antifúngico de ataque. - manutenção de PH e diminuição de reservatório residual. - recolonização de lactobacilos. E claro, descolonização de parceiro sintomático. Uso de proteção* até a completa recuperação de lactobacilos. Correção de gatilhos: hábitos, intestino, emocional, sono, etc…
Além disso, o colo sobe, fica mais alto e menos acessível ao ao toque. O colo também fica fica mais macio. Tudo para facilitar a entrada dos bichinhos 🐟🐟🐟. É o corpo abrindo as portas para a vida! ❤️
O óleo de coco demorou a cair nas graças das mulheres mas hoje é o queridinho. Mas ele não é o único ativo natural que pode ser usado na ginecologia. Mas Atenção!!! Se for manipulado é mais seguro! O vídeo não foi feito em padrões adequados de higiene. A ginecologia natural trabalha com óvulos de babosa há muito tempo mas precisa ser feito com responsabilidade e respeito à fisiologia intima! Não use: - GESTANTE. - VAGINITE ou VAGINOSE ATIVA - IRRITAÇÃO INTENSA. O óvulo pode ser inserido à noite e ele sai pela manhã. Pode ser passado externamente. Inclusive tem estudo para uso de Aloe vera para queimaduras. INDICAÇÃO: - Atrofia - Ressecamento - Irritação leve - Pós-tratamento de infecções (para recuperar o tecido agredido) OBS: não substitui tratamento convencional! Converse com seu ginecologista sobre indicação ou não práticas naturais associadas.
Um medo na vida que nem sempre dá para evitar! Eu não tinha papel higiênico tinha lenço umedecido e álcool gel na pochete! Só faltou um pipix para facilitar ainda mais! O que vocês fazem, manas?
Eu ensinei muito essa compressa para as pacientes na época de obstetrícia! Hoje em dia não vejo ninguém mais falando disso! Depois vou trazer uns banhos de assento para vocês.
GESTAÇÃO NA CICATRIZ DE CESÁREA: FATO! Meninas, adoraria fazer um vídeo de forma mais descontraída mas fiz muita cirurgia de gestação ectópica enquanto atendia como obstetra e isso sempre mexeu comigo! Pensamentos do tipo: “mas esse neném tinha tudo certinho para evoluir bem, só foi parar no lugar errado” misturado com: se ele ficou ali, no lugar errado, tinha que ser assim!” Lembro da sensação de “localizar” o embrião após a cirurgia e imaginar mil coisas. Enfim… gestação ectópica é real e perigosa para a mulher.
Alô seguidoras de fora do Brasil. Imagina usar um “OB” por algumas horas e descobrir a causa do seu corrimento com nome e sobrenome? Disponível fora do Brasil nos seguintes países: • Áustria • Bélgica • Bulgária • Dinamarca • Finlândia • França • Alemanha • Irlanda • Itália • Holanda • Noruega • Portugal • Espanha • Suécia • Suíça • Reino Unido